2.05.12.8.11 ________________________
Projeto 001019 - Ajustes de OS e Tickets
(OS 36976, #003456) - Ajustes nos processos de transferência de funcionário em equipe não deixar selecionar uma equipe desativada para destino. As esquipes desativadas não aparecem no CFG de busca e se for informado um código de equipe direto é exibida uma mensagem para o usuário.
(OS 37460, #003481) - Ajustes para melhoria no tempo de importação de planilha de ordem de serviço. Foi verificado junto a equipe de desenvolvimento que não possui uma forma de se otimizar mais o processo devido as ações que o sistema faz para inclusão das OS através da importação.
(OS 37759, #003519) - Ajustes na importação de planilha de ordem de serviço para busca do código de serviço corretamente.
(OS 34224/37805, #003387) - Ajustes na quitação de pagamento para ser gravada a data de quitação corretamente quando possuir um desconto no valor total da parcela conforme configuração geral.
(OS 38095, #003348) - Ajustes nas informações de log de exclusão para serem exibidas de forma correta. Antes o log pegava da tabela “logexclusao”, essa tabela foi substituída pela tabela “log”.
Projeto 001028 - Ajustes para melhorias em Rateio de Projeto da NF de serviço de saída
Na tabela de nfservico passa ter o campo StatusRateioProjeto com os seguintes status
Aguardando
NF sem rateio
Em andamento
NF com rateio que não chegou ao 100% do valor da NF (Valor líquido ou Final conforme configuração)
Concluído
NF com Rateio 100% do seu valor Líquido ou Final conforme configuração
Configurações Gerais: Em configurações gerais/Documentos/NF Serviço foi acrescentada das serguintes configurações
Valor utilizado para rateio de projeto em nota fiscal de serviço de saída
Valor bruto da nota fiscal de serviço
Com essa configuração o rateio de projeto da NF de serviço de saída é baseado no valor bruto da NF
Valor líquido da nota fiscal de serviço
Com essa configuração o rateio de projeto da NF de serviço de saída é baseado no valor líquido da NF
Forma de rateio utilizado em nota fiscal de serviço de saída
Permitir registro com rateio total da nota fiscal
Com essa configuração o rateio só pode ser salvo se estiver com 100% do valor da NF, seja valor total o líquido conforme configuração acima.
Permitir registro com rateio parcial da nota fiscal
Com essa configuração o rateio pode ser salvo com um valor parcial da NF, seja valor total ou líquido conforme configuração acima. Neste caso o status da rateio da NF fica como “Em andamento” até concluir os 100%.
Reconstrução da interface de lançamento de rateio de projeto
Criado um novo menu (2866 - Rateio de projeto em NF Serviço) para realização de lançamentos de rateio de projeto na NF sem a necessidade de abrir o formulário da NF uma vez que a NF após ser salva não é possível abrir os rateios (somente na inclusão). Esse menu somente é visível para usuário que usam a NF de serviço de saída simplificada (configurada nas configurações gerais). Na NF normal o rateio pode ser alterado na própria NF.
O layout de lançamento de rateio passou por alterações como na visualização de informações da NF como contrato, setor, número da NF, data de emissão, valor bruto, valor líquido.
Se a NF for simples (Vide configuração geral) o mesmo formulário acionado de dentro da NF é o mesmo acionado pelo menu 2866
No menu 2866 não possui os botões de incluir, editar e excluir possui apenas botões de filtros e o botão para acionar o rateio da NF que aparece no CFG.
Aguardando
Filtra as NF com o status de Aguardando
Em andamento
Filtra as NF com o status de Em andamento
Concluído
Filtra as NF com o status de Concluído
Rateio
Chama o formulário de Rateio para ser incluído, excluído ou editado algum rateio de projeto da NF selecionada no CFG
Ao acionar a tela de rateio o sistema verifica o tipo de configuração se é por valor bruto ou líquido da NF ou se o rateio será total o parcial
Ajustes na NF de serviço de saída
Simplificada
Na NF de serviço de saída simplificada, ao acionar o botão de rateio é aberto o formulário para o lançamento do rateio sendo o mesmo formulário aberto pelo menu 2866 e é checada a configuração de valor bruto ou líquido e rateio total ou parcial das configurações gerais.
Normal
Na NF de serviço de saída normal nada mudou, exceto a checagem das novas configurações gerais que passa a valer também para a NF do tipo normal. O menu 2866 não fica visível pois não será utilizado. O rateio nesse caso é lançado e editado dentro da própria NF na guia “Rateio Projeto”. O sistema também checa a configuração de valor bruto ou líquido e rateio total ou parcial das configurações gerais.
Ponto de acesso
Criado o ponto de acesso: 2866 - Incluir rateio de projeto em nota fiscal
Relatório de comparação executado faturamento em projeto
Criado um novo relatório para acompanhamento de faturamento de projeto (Relatórios/Produção/Projetos/Comparação Execução x Faturamento de Projeto).
Para mais informações sobre o relatório:
https://atlantasistemas.drozbase.com/docs/Relatorio-comparativo-execucao-x-faturamento-de-obra-p0h8y6ge58bv6v7s0wc936vfc5?utm_source=share
Projeto 001030 - Ajustes na inclusão de Conhecimento de transporte vinculado a NF.
Cadastro de terminal
No cadastro de Terminal/Documentos de Entrada/Conhecimento de Transporte foi acrescentada uma nova configuração com o nome “Atualizar valores para precificação de nota fiscal de entrada com o valor proporcional do frete”. Onde se essa configuração estiver marcada, ao lançar um conhecimento de transporte para uma determinada NF de entrada, o valor do conhecimento vai automaticamente para NF na guia “Totais informado precificação”.
A partir dessa versão é possível informar mais de uma NF dentro de um Conhecimento de Transporte, neste caso se o conhecimento possuir mais de uma NF, o valor do conhecimento é rateado para todas as NF inclusas.
Essa nova configuração do terminal só funciona se o terminal também tiver configurado para recebimento dessa NF manualmente, pois o valor não será atualizado em NF já recebidas.
Tabela de controle
Foi criado uma nova tabela “nfconhecimentotransporte” para controlar as NF vinculadas a um determinado conhecimento.
Conhecimento de transporte
Ao incluir um conhecimento de transporte o sistema passa a checar a nova configuração do terminal.
O formulário de conhecimento foi reorganizado removendo os objetos de inclusão de NF que existia e passando as NF para serem inclusas dentro de um grid pois pode-se inserir várias NFs para um conhecimento. Foi acrescentado uma guia com o nome “Notas Fiscais”.
Ao salvar um conhecimento o sistema verifica a configuração do terminal e se estiver marcada e a NF ainda não estiver recebida o sistema atualiza o valor de frente dentro da NF.
Ao excluir o conhecimento ou excluir as NF dentro do conhecimento o valor de frente dentro das NFs vinculadas a ele são zerados.
Pode ser incluso um conhecimento sem NF
Não é possível excluir uma NF se a mesma estive dentro de um conhecimento.
(OS 38162) - Ajustes em NF de saída usando o grupo fiscal
Ajustado o lançamento da NF/Outras informações na guia “Dados Adicionais” para ao salvar a NF não preencher o campo UF. Essa guia foi ajustada para trazer as informações conforme veículo e proprietário.
Configurações gerais
Nas configurações gerais (Conf. Global/Casas decimais) foi acrescentado mais 2 configurações
Núm. Casas decimais quantidade em NF-e (Grupo Fiscal)
Não é aceito mais que 4 no valor do campo pois a NFe aceita no máximo 4 casas decimais nesse campo.
Configuração afeta “Quantidade” e “Quantidade Trib.”
Núm. Casas decimais valor unitário em NF-e (Grupo Fiscal)
Não é aceito mais que 10 no valor do campo.
Configuração afeta “Valor Unitário”, “Valor Unitário Trib” e “Valor Final”
Transmissão de NFe
Devido a necessidade de alguns casos, o sistema aumentou a precisão dos valores dos itens com o aumento das casas decimais para evitar alguns erros de cálculo do valor total do produto. Neste caso na transmissão das NF-e o sistema envia as casas decimais para os campos afetados conforme a configuração.
Na transmissão da NFe, se possuísse um produto de valor muito alto e outros produtos com valores muito pequenos ao dar um desconto pode acontecer que devido ao rateio desse desconto o valor que vai para os itens de menor valor seja muito baixo como por exemplo um desconto de 0,0001. O sistema ao arredondar esse valor com 2 casas decimais o valor passado de desconto seria 0,00 ocasionando erro na transmissão. Situação ajustada.
Projeto 001031 - Ajustes contábil para Zeus
Formulário de extrato de fornecedor - Quando é feita uma junção de pagamento, o sistema realizava uma consulta novamente, perdendo assim as ordenações e posição atual no grid. Feito ajustes neste processo para que ao realizar a junção, o sistema atualize somente as linhas afetadas sem a necessidade de realizar a consulta novamente. O extrato é usado para ir fazendo a junção sem definir o fornecedor, o intuito é ao marcar registros e processar a junção não efetuar consulta, mas apenas trocar a cor dos registros que foram juntados e não deixar fazer junção com estes registros assim permitindo continuar movendo no grid sem a necessidade de executar novamente a consulta no banco.
Atualização em Bloco - Os seguintes ajustes foram feitos no formulário de atualização em bloco
Foi adicionado no grid da consulta da autorização em bloco o CT (Código transação) antes do campo “Tipo Documento”.
Os filtros de empresa e setor passam a ser opcionais, foi acrescentado nesse caso a opção de “Todos” tanto para a empresa quanto para o setor trazendo a consulta referente a todas as empresas e setores.
Formulário de forma de pagamento - Acrescentado um campo dentro do cadastro de forma de pagamento com a descrição “Utiliza DDA”. este campo é habilitado se a forma de pagamento estiver como integração bancária do tipo boleto que é a forma de pagamento utilizada no DDA, caso contrário essa opção fica desabilitada e desmarcada. O campo é utilizado para filtro dentro da tela de vínculo do DDA.
Baixa múltipla e Filtro forma de pagamento - No formulário de vinculo de DDA foram feitas as seguintes alterações
Filtro de forma de pagamento - No formulário existe um campo referente a forma de pagamento para ser usado no vínculo entre o DDA e Parcela. Os registros de forma de pagamento virão filtrados em que o campo “Utiliza no DDA” esteja marcado no cadastro da forma de pagamento.
Baixas múltiplas - O formulário passa a permitir ao usuário baixar mais de um registro de DDA.
Acrescentado na parte inferior da tela um botão com a descrição “Baixa Múltipla” que ao ser acionado o comportamento da tela é alterado para que seja possível realizar a baixa de vários registros.
Ao ser acionado o botão de editar fica desabilitado.
Ao ser acionado o usuário, ao clicar duas vezes em uma linha ela é colorida de verde indicando que essa linha está marcada e o usuário pode marcar várias. Após marcar várias ele pode clicar no botão de “Baixar” realizando assim a baixa de toda linhas selecionadas exibindo para o usuário uma mensagem informando a quantidade de registro que será baixado. Ao clicar em baixar realizando a baixa de vários a tela volta para o estado anterior sem a Múltipla Baixa.
Ao ser acionado é apresentado na tela mais dois botões
Finalizar Baixa Múltipla
Ao ser acionado esse botão a tela volta para o seu estado anterior sem a Baixa Múltipla
Limpar seleção
Ao ser acionado a seleção feita pelo usuário para realizar as múltiplas baixas são limpas
Ao realizar um filtro ou uma nova ordenação o sistema não perde os dados selecionados
Vínculo de Parcelas Por Valor Final: O Sistema antes encontrava as parcelas e/ou realiza o vínculo do DDA para parcela somente se o valor da parcela for igual ao valor nominal do DDA, porém existem casos em que o valor nominal do DDA será o valor final, já com acréscimo, multas, juros e desconto. Realizado as alterações no formulário para que consiga pesquisar as parcelas em que o valor ou valor final seja igual ao valor nominal, permitindo assim seu vínculo.
Configuração de Evento Contábil – Quitação de Pagamento: Adicionado para o evento em questão caso a opção “Valor Desconto Rateado Agrupado Por Plano e Centro Operacional” estiver selecionado, uma nova variável a ser usado na descrição como “ListaCodigoTransacao”:
A nova variável visa imprimir em seu lugar os códigos de transações (CT) referente as apropriações de caixa.
Compra de Patrimônio: No processo de gerar o patrimônio pelo formulário de Compra de Patrimônio é utilizado o preço de custo do produto referente a nota fiscal de entrada. A partir desta versão, a geração de patrimônio pelo formulário de Compra de Patrimônio passa a observar o valor final do produto mais as proporções das despesas, descontos e impostos, ou seja, valor contábil unitário.
Projeto 001037 - Ajustes para funcionamento do Reinf - Marco1
A tabela “Dependentes” antes existente para os dependentes do funcionário foi renomeada para dependentesfuncionario
A tabela dependentescliente foi renomeada para dependentes onde será utilizada para dependentes de clientes e fornecedor
Foi criado um novo menu com o nome Reinf - Natureza rendimento (2874) - Menu visível apenas para usuário que tenham o módulo reinf ativo na chave de acesso do sistema. Essas informações serão utilizadas para a geração do reinf.
Código da natureza é obrigatório e não pode duplicar
Descrição é obrigatória
Grupo é obrigatório
Ao excluir verifica a dependencia com a tabela reinfnaturezarendimentoparticipante que é inclusa no fornecedor na guia de reinf.
Pontos de acessos criados
(2874, 'Visualizar Natureza de Rendimento:')
(2875, 'Incluir Natureza de Rendimento:');
(2876, 'Editar Natureza de Rendimento:');
(2877, 'Excluir Natureza de Rendimento:');
Essa tabela já vai populada com informações conforme tabela da receita federal inclusas via atualização release
Cadastro de cliente
Conforme mencionado, os dependentes inclusos no cliente passam a ser gravados e buscados da tabela dependentes filtrando o participante com o código do cliente e o tipo de origem igual a zero.
Acrescentado a nova coluna de tipo na grid
Acrescentado novos campos no formulário de inclusão de dependentes
Tipo Dependência
Valor por Dependente
Too Dependência com informações de parentesco
Cadastro de fornecedor
Foi acrescentado no fornecedor a guia de Dependentes conforme funciona no cadastro de cliente. Esta guia somente fica visível se o fornecedor for do tipo pessoa física. O formulário de inclusão de dependentes é o mesmo do cliente sendo salvos na mesma tabela.
Tabela de natureza de rendimento: Foi criado uma nova guia para especificação na natureza de rendimento (guia reinf);
Criado uma guia com o nome de Reinf, esta guia apenas está visível se a chave de Reinf estiver habilitada para o usuário
Acrescentar nesta guia um Grid com a descrição de natureza de rendimento conforme pode ser observado na tabela Rinfnaturezaredimentoparticipante
A grid contem as seguintes colunas: Código da natureza, descrição, e uma coluna para indicar se é a principal ou não.
É permitido apenas uma linha como principal, se já possui um grid uma linha como principal e o usuário incluir outro, o sistema passa o anterior para não e mantem o novo registro incluso como principal.
Não é permitido duplicação no grid
(OS 38621) - Ajustes na NF série D para não ser enviada para o SPED caso o CFOP não esteja marcado/configurado para ir para o SPED.
Projeto 001039 - Ajustes em documentos fiscais para utilização no Reinf - Marco2
NF outras simplificada
Os campos referentes a impostos na NF simplificada se comportam conforme a Natureza de Rendimento selecionada.
A natureza de rendimento, ao selecionar um fornecedor, o sistema verifica qual a natureza de rendimento foi informada como principal na guia de reinf do cadastro de fornecedor e já traz ela selecionada na NF simplificada podendo ser alterada dentre as opções inseridas no cadastro de fornecedor.
O campo Tipo isenção traz as opções informadas no cadastro da Natureza de rendimento selecionada.
Os campos de alíquotas traz os valores que estiver informado no cadastro de Natureza de Rendimento podendo ser alterados.
No campo “Dependentes” onde é inserido o valor para os dependentes, se no menu “1275 - Tabelas”, na guia IRRF possuir valor no campo “Valor padrão de dedução por dependnetes” esse valor cai automaticamente no campo “Dependentes” na NF outras simplificada.
Se no cadastro de natureza de rendimento a opção de “Aplicar alíquota” estiver desmarcada, na NF simplificada os campos referentes a impostos ficam travados.
Se a natureza de rendimento na NF simplificada estiver como “Nenhum” os campos de impostos ficam travados.
Estes campos estão visíveis se o módulo reinf estiver marcado na chave de acesso do usuário.
Nota fiscal de serviço de entrada
Na NF de serviço de entrada na guia de Item, ao selecionar o serviço o campo de Natureza de Rendimento é preenchido conforme Natureza informada como principal no cadastro de fornecedor informado na guia cabeçalho podendo ser alterado.
Se trocar o fornecedor é necessário informar o serviço na guia item novamente pois ele é limpo e é preciso selecionar novamente para ser carregado as informações referentes a Natureza de rendimento.
Após o serviço ser salvo na guia item não é mais possível alterar o fornecedor.
Os campos de alíquotas referente a natureza já vem preenchido conforme configurados no cadastro de natureza de rendimento.
Se na natureza de rendimento não estiver marcada a opção de aplicar alíquota, os campos de alíquotas referentes ficam travados.
Se a natureza de rendimento estiver marcada como “Nenhum” os campos de alíquotas não ficam travados, diferente do que ocorre na NF simplificada.
2.05.13.8.11 ________________________
Projeto 001039 - Ajustes em documentos fiscais para utilização no Reinf - Marco2 - Aditivo
Na NF simplificada foi adicionado o campo para indicação de número de dependentes.
O número de dependentes indicado pega do cadastro de fornecedor inserido na NF.
Existe um botão ao lado do “Número de dependentes” onde ao ser acionado é aberto um formulário com um grid mostrando todos os dependentes do fornecedor e o valor rateado por tipo (Pensão Alimentícia ou Dependente).
Nesse formulário com os dependentes do fornecedor é possível fazer a exclusão não informando dependentes na NF. Essa exclusão é somente na NF e não no cadastro de fornecedor. Ao carregar o fornecedor novamente os dependentes são recarregados.
Os campos de “Dependentes” e “Pensão” onde são informados os valores na NF simplificada são obrigatórios se o fornecedor possuir dependentes desse tipo. É exibida uma mensagem para o usuário informando por exemplo que o fornecedor possui dependente mas não foi informado o valor para dedução ou o fornecedor possui pensão e não foi informado o valor para dedução.
2.05.14.8.11 ________________________
(OS 38466) - Ajustes nas validações de estoque na ordem de produção por indicação de produto respeitando a configuração geral de baixar matéria prima ao salvar a ordem de produção em configurações gerais.
(OS 38734) - Ajustes no DAV ao incluir um produto do tipo receituário:
O sistema passa a checar a configuração do Modelo de DAV, guia faturamento na opção concluir DAV onde só é permitido a inclusão de um produto receituário no DAV se essa configuração estiver para “Concluir o DAV ao Importar em documento Fiscal”. As demais opções continuam bloqueadas para inclusão de produto do tipo receituário no DAV.
(OS 38795) - Ajustes no formulário de transmissão da NF com grupo fiscal para pegar o campo referente ao estado corretamente do banco de dados.
(OS 38779) - Foi feito ajuste no sistema para toda exibição de número levar em conta a separação de milhar onde o número poderá ser visível da seguinte maneira: 1.125,00 e não 1125 como antes. Foi criado uma forma para que o recurso seja ativado, dando condições de desativar o recurso a qualquer momento. Para ativação desse recurso deve-se ser inserida manualmente na tabela configuracaomodulo uma linha com o valor UtilizaFormatacaoMilhar no campo Item e seu valor igual a “Sim”. Para desativar o recurso basta colocar “Não” no tampo item da linha criada com a variável UtilizaFormatacaoMilhar.
2.05.15.8.11 ________________________
2.05.16.8.11 ________________________
PROJETO 001039 - Ajustes na NF simplificada para transmissão de reinf
Na NF simplificada o campo “Base de Cálculo” do IRRF já traz um valor sugerido para o usuário que é o Valor da NF subtraído os valores das retenções.
Ajustes para não aceitar no campos “Rendimento Tributável” e “Base de cálculo” do IRRF valores negativos.
(OS 38368) - Criado no modelo de DAV na guia “Página 1”, na sessão “Vendedor” uma nova configuração com a descrição “Forçar vendedor sec. na gravação do DAV onde:
Se a configuração estiver marcada, ao lançar um DAV sem vendedor secundário o sistema emite uma mensagem para o usuário informando que o sistema está configurado para forçar vendedor secundário e se o usuário deseja ou não continuar. Casa a resposta seja “Sim” o sistema continua com o salvamento do DAV, caso a resposta seja “Não” o sistema volta para a tela de lançamento do DAV para ser informado o vendedor secundário.
(OS 38681) - Ajustes para quando for consultar Chave ou recibo nas telas de transmissão de NF, os Status sejam ajustados no banco de dados de acordo com o retorno da SEFAZ
2.05.17.8.11 ________________________
Projeto 001039 - Ajustes diversos para melhorias nos processos de implatação
Inventário de estoque
No recurso de inventário de estoque foram feitas as seguintes alterações
Na tabela de produtos foi acrescentado a coluna de custo comercial do cadastro
Ajustes para que o inventário seja gerado capturando o custo comercial do cadastro
Nas opções de relatório foi criado uma opção de impressão do inventário por custo comercial do cadastro
No formulário de geração de inventário foi acrescentado um recurso para que seja possível gerar um inventário selecionando os tipos de produtos que deverão entrar no inventário
Acrescentado uma lista com os tipos de itens do cadastro de produto
Os itens padrão do inventário já vem marcado como padrão
Recurso para marca e desmarcar todos
Na geração do inventário o sistema passa a obedecer a seleção dos registros
Alteração de datas em documentos fiscais
Nos documentos fiscais tanto de entrada como saída, ao realizar a alteração da data o sistema passa a checar as configurações de limites de datas em configurações gerais, podendo assim lançar um documento com data retroativa obedecendo o limite configurado. Ao alterar as datas são alteradas também as datas da tabela de faturamento e rateiocompetencia.
Para a NF série D, foi criado o ponto de acesso 2873 para permitir alteração de data após o faturamento.
2.05.18.8.11 ________________________
2.05.19.8.11 ________________________
(OS 37543) - Ajustes em conciliação de receita em cartão de crédito (2499)
O sistema passou a identificar as bandeiras Amex e America Express
Foi feito melhoria no processo de identificação de registros observando formatação dos números de autorização
No processo de conciliação foi acrescentada a opção de selecionar para qual conta os registros serão quitados e se a quitação será registro a registro ou por agrupamento de registro
2.05.20.8.11 ________________________
ATUALIZAÇÃO DE COMPONENTES
REINF: 4.1.18.204