Roniele Abreu

Autor Roniele Abreu
Data de criação Aug 14, 2023
Última edição Modificado há 2 anos
Visualizações 175 visualizações

2.04.5.8.11 ________________________

  1. Projeto 001008 - Ajustes diversos (Hermes e Zeus)

    1. Dentro do módulo de transferência de estoque existe o recurso para gerar a nota fiscal de saída e de entrada automaticamente a partir desta tela, porém ao gerar os itens da nota o sistema estava utilizado o preço de custo médio. A partir dessa versão passa a utiliza o valor unitário do cadastro de produto e não o custo médio.

    2. No Zeus, na liberação de suprimento, ao liberar o patrimônio o sistema passa a checar o status de baixa onde se o patrimônio estiver com baixa não é mais possível fazer uma liberação para o funcionário.

    3. Dentro do módulo Zeus, no item de configuração gerais, orçamento de projeto, existe a configuração para forçar materiais em orçamento de projeto e forçar também serviços. Caso esta configuração esteja marcada no item de Orçamento de Projeto do Zeus, ao efetuar a gravação o sistema obriga a existência de material ou de estrutura e serviço, caso estas 3 grid(s) estejam em branco o sistema exibe uma mensagem de erro não deixando aprovar o orçamento de projeto. O sistema na aprovação checa essas duas configurações de obrigatoriedade de materiais ou estrutura e serviços.

      1. Caso opção “Forçar indicação de serviço em orçamento de projeto” esteja marcada.

        1. Neste caso ao aprovar um orçamento o sistema obriga que se tenha pelo menos um serviço lançado para o orçamento.

        2. Ao aprovar o projeto, se a configuração estiver marcada para forçar inclusão de serviços, a opção de gerar serviço orçado vem marcada e travada não sendo possível alteração pelo usuário. Neste caso na geração ou gravação do projeto sempre irá o serviço orçado para o projeto.

          1. Se a configuração de obrigar a incluir serviços estiver desmarcada, ao aprovar o projeto o sistema checa se existe pelo menos um serviço lançado, se existir essa opção de gerar serviço orçado vem marcada porém destrava para caso o usuário não queira gerar. Se não possuir serviço lançado no orçamento essa opção vem desmarcada e destravada.

      2. Caso opção “Forçar a indicação de materiais em orçamento de projeto” esteja marcada.

        1. Neste caso ao aprovar um orçamento o sistema obriga a ter pelo menos um material ou uma estrutura ou dois casos preenchidos.

        2. Ao aprovar o projeto, se a configuração estiver marcada para forçar inclusão de materiais, a opção de gerar o material orçado para o projeto vem marcada e travada não sendo possível alteração pelo usuário. Neste caso na geração ou gravação do projeto sempre irá gerar o material orçado.

          1. Se a configuração de obrigar a incluir material estiver desmarcada, ao aprovar o projeto o sistema checa se existe material ou estrutura, se existir essa opção de gerar material vem marcada porém destrava para caso o usuário não queira gerar. Se não possuir material ou estrutura lançada no orçamento essa opção vem desmarcada e destravada.

    4. Ao aprovar um orçamento de projeto, caso o valor do serviço que estava ali tenha sido alterado no cadastro do mesmo, o sistema envia o valor do cadastro para o projeto gerado e não o valor colocado no orçamento de projeto. Situação ajustada.

    5. Na cotação foi incluído duas configurações gerais para serem checadas quanto a duplicação de orçamentos em relação a duplicação de valores e alíquotas de impostos

      1. Foi reorganizado as opções referentes a cotações para dentro de um menu específico com o nome de “Compras”

      2. Duplicar valores em duplicação de item em cotação

        1. Se esta opção estiver marcada, ao duplicar um orçamento dentro da cotação os valores serão duplicados para o orçamento destino.

      3. Duplicar alíquotas de impostos em duplicação de item em cotação

        1. Se esta opção estiver marcada, ao duplicar um orçamento dentro da cotação os valores de alíquotas de impostos serão duplicados para o orçamento destino.

      4. Se ambas as opções estiverem desmarcadas, ao duplicar o orçamento dentro da cotação os valores e alíquotas de impostos ficam zerados não puxando do orçamento origem.

    6. Na exportação de XML passar a ser possível exportar os xmls específicos de um fornecedor (NF de entrada) e cliente (NF de Saída). Passa a existir no formulário os filtros de cliente e fornecedor. Se estiverem vazios é exportado todos os XMLs como antes.

    7. No cadastro de produto, no formulário de dados produto foi acrescentado um novo campo referente a prateleira do produto (Guia financeiro do cadastro de produto). Está nos dados produto pois esse campo deve ser por loja/empresa.

      1. Esse campo passa a ser exibido no CFG de busca de produto do DAV.

    8. Ajustado bugs na transferência de funcionário conforme ticket 003457.

    9. Ajustes na apropriação de lançamentos de despesas para não permitir incluir apropriações para setores bloqueados.

    10. No relatório de estoque de equipamentos foi ajustado o número de casas decimais na impressão e na exportação para o Excel ou XSV.

    11. Exclusão de pedido de compra: Ocorria o seguinte cenário, o usuário vai excluir um pedido de compra, porém existe outro usuário do sistema que está com uma cotação em aberto importando o mesmo pedido de compra que esta para ser excluído, neste processo na exclusão do pedido de compra o sistema tem de verificar através do controle de concorrência se o pedido de compra esta em uso em uma cotação e se este for o caso não aceitar a exclusão do pedido de compra. Situação ajustada.

    12. No CFG de NFCe (menu 2592) no Hermes foi acrescentado a coluna de Status mostrando a descrição do Status.

  2. Projeto 001013 - Ajustes diversos

    1. Na tabela de produto, foi removido alguns campos que não são mais utilizados pelo sistema. Esses campo estavam gerando alguns logs obsoletos. Para evitar a geração desses logs os campos foram removidos:

      1. Campos removidos: precoanterior, precocusto, custocomercial, margemlucro, precovista, precoprazo, patacado, precoatacado, estoque, condicional, estoquemaximo, estoqueminimo.

      2. Em relação a esses campos, foi deixado junto a versão os scripts de recriação para caso haja algum bug e precisar voltar com os campos. Neste caso acionar o suporte.

    2. No item de relatório, Faturamento, Relação de NFC-e foram feitas as seguintes alterações no relatório.

      1. Na guia de status passa a existir as opções de todos os status possíveis para NFC-e de forma a permitir a visualização por completo.

      2. Nos dois layouts passam a aparecer o status.

      3. Revisado o layout das impressões quanto aos alinhamentos.

      4. Criado uma documentação no relatório através do botão ajuda para visualização do funcionamento do relatório.

    3. Ajustes na geração de apropriação dos documentos de entrada para não ultrapassar os 100% de apropriação caso seja necessário realizar a edição do documento e aumentar o valor do mesmo.

    4. O relatório de produtos comprados e não vendidos passou por uma revisão em seu processo para melhorias em sua geração e foi criada uma documentação para ser acionada através do botão ajuda para melhor entendimento dos dados obtidos no relatório.

      1. Acrescentado os filtros

        1. Considerar Transferência de estoques como saída

        2. Desconsiderar produtos com o estoque atual zerado

    5. Ajustes na importação de NF’s para levar em consideração a configuração de incidência de PIS/COFINS onde se estiver configurado como “Não” trazer os CST’s de PIS/COFINS correto.

    6. Geração do SPED Fiscal gerando bloco K e H juntos. Quando é gerado SPED marcando os dois blocos o sistema gera o bloco K com informações fora do período. Ao invés de gerar os registros do bloco K apenas do período ele pega de um outro período o que gera erro no SPED e a escrituração não é finalizada no validador da receita. Situação ajustada.

    7. Revisão na visualização das NFC-e’s autorizadas (menu F10 do módulo NFCe) para otimização do CFG para abertura de forma mais rápida sem travamento.

  3. Projeto 001015 - Criação de recurso para autorização de pedido de compra mediante configuração.

    1. Configuração Gerais: No modulo de configuração gerais, foi feito uma separação nas configurações pertinentes ao processo do Módulo de Compras e neste item foi acrescentado uma configuração para que o pedido de compra passe a exigir autorização.

      1. No menu de configuração referente a compras foi criado o item “Utilizar autorização de valor para aprovação de pedido de compra”.

    2. Limite de autorização por funcionário: No formulário de limite de autorização por funcionário passa a existir um conjunto de parâmetros para definir o limite de autorização do pedido de compra observando as seguintes opções.

      1. Por padrão

      2. Por período gerencial

    3. Classificação de histórico de autorização de pedido de compra

      1. Criado um menu na árvore de menus com a descrição: Classificação de histórico de pedido de compra

      2. Criado o ponto de acesso 2854 para tratativas deste menu

      3. Ao incluir uma classificação é acionado o seguinte formulário com as seguintes opções

        1. A classificação do pedido de compra pode ser do tipo Normal, Aprovado, Negado ou Remover Aprovação/Negação

      4. O menu se encontra dentro do meu pai “Compras”. Os itens relacionados a compras foram reorganizados dentro deste menu

    4. Pedido de compra

      1. Ao carregar o formulário de pedido de compra o sistema checa a configuração de utilização de limite. Se estiver marcada é habilitada uma nova guia com a descrição “Autorização”, se a configuração estiver desmarcada a guia fica oculta seguindo o seu funcionamento normal sem autorização.

        1. Ao incluir uma autorização o sistema aciona uma tela para ser selecionado o tipo de classificação que foi cadastrado no menu de classificação.

        2. Ao incluir uma classificação do tipo “Aprovado” o sistema checa os valores informados para documento e período configurados dentro da autorização de funcionário.

        3. Após a inclusão de uma classificação e salvar o formulário não é possível excluir, a exclusão só é permitida enquanto o formulário do pedido não é salvo. Neste caso o usuário pode incluir outras classificações de outros tipos.

          1. Na inclusão de um histórico de autorização caso o status atual esteja como normal é possível incluir um histórico de status normal ou aprovação

          2. Na inclusão de um histórico de autorização caso o status esteja como aprovado apenas será possível incluir um registro com status de remoção da aprovação

          3. Na inclusão de um histórico caso o status esteja como remoção de aprovação pode ser incluindo um histórico de status normal ou de aprovação

          4. Após uma aprovação todo o formulário fica travado, sento possível apenas finalizar o pedido

          5. Após a finalização ou importação parcial ou total do pedido em uma NF não é mais possível alterar as autorizações

        4. Se a configuração estiver para autorizar o pedido de compra só é possível enviar email de pedidos autorizados.

      2. Importação de pedido de compra

        1. Nota fiscal

          1. Se a configuração estiver para autorizar o pedido de compra só é possível importar o mesmo para uma NF de entrada se estiver autorizado

        2. Importação de XML

          1. Se a configuração estiver para autorizar o pedido de compra só é possível importar o mesmo dentro da importação de XML se estiver autorizado

        3. Nota fiscal de serviço de entrada

          1. Se a configuração estiver para autorizar o pedido de compra só é possível importar o mesmo para uma NF de serviço de entrada se estiver autorizado

        4. Nota fiscal outras

          1. Se a configuração estiver para autorizar o pedido de compra só é possível importar o mesmo para uma NF outras se estiver autorizado

        5. Nota fiscal simplificada

          1. Se a configuração estiver para autorizar o pedido de compra só é possível importar o mesmo para uma NF simplificada se estiver autorizado

      3. Mais informações podem ser vistas no manual:

        1. https://atlantasistemas.drozbase.cx/docs/Autorizacao-de-Pedido-de-Compra-p0h81xptbz7r4qfrybyty23sjj/?showProgress=true

2.04.6.8.11 ________________________

  1. (OS 38192) - Ajustes para utilização do módulo agrícola

    1. No cadastro da fazenda foi retirada a obrigatoriedade da data de validade do cartão podendo ser salvo o formulário sem essa informação.

    2. No cadastro de produto, na guia Receituário agronômico se estiver com todos os dados preenchidos e o usuário virar a chave de “Utiliza Receituário Agronômico” para não, o sistema mantem os demais dados que foram informados sem limpar os campos.

  2. (OS 38143) - Ajustes na verificação de limite de crédito por lojas selecionadas (Configuração do terminal/Financeiro/Verificar limite de crédito) para quando estiver configurado para verificar Débito por lojas selecionadas ao realizar o faturamento de um Doc Fiscal pedir autorização do gerente de forma correta.

  3. (OS 38162) - Correções referente a sub NF de saída com grupo fiscal

    1. Ajustado os posicionamentos dos campos, Origem do ICMS, Tipo de Cálculo do PIS ST e COFINS ST.

    2. Ajustado gravações de valores dos campos referente ao PIS ST e COFINS ST.

    3. No cadastro de CFOP foi adicionado a variável de Total do ICMS Desonerado dentro da inclusão/edição CFOP para ser impresso na observação da NF. (Somente para a NF nova com grupo fiscal).

  4. (OS 38205) - Revisão em relatórios relacionados ao lote de produtos.

    1. No formulário de inclusão de lote havia um campo para ser digitado (somente na inclusão) que era relacionado a quantidade de lotes existentes. Esse campo foi removido do formulário por ser somente informativo e não ser controlado em outras partes do sistema.

  5. (OS 38134, #003558, TOM 173773) - Ajustes no extrato de fornecedor (1978) quando os títulos possuem letras no número e na consulta é retornado um alto número de registro evitando erro de estouro de campo (overflow) pois o sistema tentava converter o número do documento para double.

  6. (OS 38022, #003540, TOM 172647) - Ajustada importação de pedido de compra para NF de entrada para não forçar edição do produto se possuir uma precificação diferente de avançada. Se houver precificação avançada o carregamento dos produtos no grid foi otimizado para ser carregado de forma mais rápida.

  7. (OS 38202) - Ajustes na ordem de produção para correção de erro ao incluir uma ordem de produção importando uma outra ordem já existente.

  8. (OS 38224) - Ajustes na transmissão de NFCe para correção de RunTime quando ela fica aguardando algum tipo de liberação por parte do gerente como aguardando autorização para venda fora do limite do cliente ou desconto acima do permitido.

  9. (OS 38213) - Ao precificar um produto pela precificação avançada e que esse produto fizesse parte de uma composição de outro produto, o sistema estava precificando também vários produtos que são esses produtos compostos. Situação ajustada removendo uma função “AtualizarPrecoExtrutura”. Essa função foi comentada não passando mais por ela.

  10. (OS 38214) - Ajustes na impressão de relatório personalizado da cotação.

  11. (OS 38069) - Ajustes na importação de XML para que no processo de gravação se o XML possuir caracteres especiais a gravação seja feita normalmente.

  12. Projeto 001027 - Criação de novo ponto de acesso para outras receitas

    1. Foi criado o ponto de acesso 2865 “Pode alterar o setor na inclusão de rateio competência” nas outras receitas. Onde se esse ponto estiver desmarcado, ao incluir uma apropriação na outras receitas o campo relacionado ao setor vem travado não podendo ser alterado pelo usuário. Se o ponto estiver marcado o campo de setor fica habilitado.

2.04.7.8.11 ________________________

  1. Projeto 001020 - Alterações para geração dos blocos 0205 e 0221 no SPED ICMS IPI

    1. Para a geração dos blocos 0205 e 0221 é necessário que nas configurações do SPED Fiscal do sistema esteja marcado para gerar.

      1. O bloco 0205 é referente as alterações da nomenclatura do produto/item

      2. O bloco 0221 é referente a correlação de produto, onde no cadastro do produto do sistema é informado quais itens são correlacionados ao produto em questão

    2. Foi crida uma tabela no banco com o nome “alteracaodescricaoproduto” para identificar as alterações no nome do produto. Se o nome do produto for alterado é incluso uma linha nessa tabela contendo a descrição anterior do produto/item. Só é enviado para o SPED a primeira descrição anterior do produto feita dentro do mês, ou seja, se o usuário alterar o nome do produto 2 vezes dentro do mês, na tabela não será gravado duas linhas de registro pois para o SPED o que vale é a descrição anterior a todas as alterações dentro do mês. Nesse caso não é gravado na tabela outras alterações feitas dentro do mês.

    3. Alterações no cadastro de produto

      1. No cadastro de produto, na guia “Venda Casada/Correlação” passa a ter um grid onde será incluso demais itens correlacionados ao produto em questão para ir ao bloco 0221.

      2. Foi criado uma tabela no banco de dados com a descrição “correlacaoitem” para esse fim. As correlações de um período não precisam ir em outro no SPED, ou seja, se no mês de Maio foi feito uma correlação de produtos essa correlação é enviada para o SPED somente nesse período sem a necessidade de ser enviada todos os meses.

2.04.8.8.11 ________________________

  1. (Projeto 001020 - Aditivo)

    1. Foi removido do cadastro de produto o recurso para informar os produtos correlacionados, voltando a guia de Venda Casada como era antes. A correção de produtos passou a ser feita via Reparte de Produto.

    2. Em configurações gerais/Estoque/Reparte de produto foi criada a configuração “Não utilizar Kit/Composição no processamento dos Itens de Reparte” onde se estiver marcada ao lançar um reparte o sistema não obriga o produto ser do tipo composto podendo ser incluído qualquer produto para ser repartido.

    3. No formulário de reparte de produto foi acrescentado um novo tipo com a descrição “Correlação”, onde se estiver selecionado vai para o bloco 0221 do SPED.

      1. Neste caso os itens inclusos na guia “Itens Desmembrados” que podem ser incluídos manualmente mediante configuração serão correlacionados ao item do “Produto a ser desmembrado” (Guia Geral) e vão para o SPED.

      2. Os demais tipos não vão para o bloco 0221 do SPED.

      3. Para ir a correlação para o SPED o sistema pega a Data de Lançamento (Guia Geral) do Reparte. Essa data pode ser editada pelo usuário.

      4. Para o bloco 0221 do SPED o sistema também checa a loja/empresa do reparte.

      5. O campo “Tipo” do reparte foi inserido no CFG do reparte para ficar mais fácil o usuário pesquisar quais Repartes foram do tipo “Correlação”.

  2. (OS 38397) - Ajustes na NFCe na transmissão de uma NF rejeitada quando o motivo da rejeição é CEP inválido do cliente. (RunTime item não encontrado na coleção)

  3. Projeto 001019 - Ajustes Diversos

    1. (OS 37790, #003523) - Ajustes nos documentos fiscais para não serem inclusos caso o terminal esteja desativado.

      1. Se o terminal estiver desativado, ele não aparece no formulário do documento para ser selecionado.

      2. Se o terminal padrão do usuário estiver desativado ao tentar incluir um documento fiscal é exibida uma mensagem para o usuário informando que o terminal deve ser ativado ou trocado no gerenciamento de acesso (menu 195) não deixando o documento ser incluso.

      3. Documentos afetados

        1. NF de saída

        2. NF de entrada

        3. NF de dev de cliente

        4. NF de dev de fornecedor

        5. NF Série D

        6. NFCe

        7. NF de saída

        8. NF de saída grupo fiscal

        9. NF de serviço de saída

        10. Os documentos gerados por transferência de estoque, DAV e importação de XML também foram afetados

  4. (OS 37788, #003522) - Ajustes no faturamento da NCFe em boleto para processar as datas de vencimento corretamente e não cair todas na mesma dada.

  5. (OS 38337) - Otimização no CFG do módulo 2592 - NFCe do Hermes para ser aberto com mais agilidade.

  6. (OS 38377) - Ajustes em liberação de suprimento

    1. Foi acrescentada em Configurações Gerais/Almoxarifado/Suprimento as seguintes configurações

      1. Não alterar o funcionário que libera em liberação de suprimento

        1. Com essa opção marcada, ao incluir uma liberação de suprimento, na guia dados, na sessão “Liberado por”, o funcionário vem travado com o funcionário logado não podendo ser alterado.

      2. Não alterar o valor do patrimônio em liberação de suprimentos

        1. Com essa opção marcada, ao incluir uma liberação de suprimento, na guia Patrimônio, ao inserir um patrimônio o campo referente ao valor fica travado não podendo ser alterado.

    2. Ajustada a guia de patrimônio para poder ser incluso patrimônios manualmente (Sem solicitação) mediante configuração do estoque.

  7. (OS 38487) - Realizado ajustes no processo de geração de material orçado vindo do Orçamento de projeto

    1. Regra já existente

      1. O material orçado gerado não é possível editar pois o projeto é criado já startado (guia outros), neste caso se precisar editar o material orçado é preciso editar o produto e colocar start = Não.

    2. Regra incrementada

      1. Se houver algum tipo de movimentação do material como uma reserva por exemplo não é mais possível editar o material orçado mesmo se o projeto estiver com o start = Não. Ao editar o material orçado é exibido uma label (na parte inferior do formulário) para o usuário informando que existe movimentação de material.

  8. (OS 38491) - Ajuste no módulo 714 - Agenda de programação de serviço para evitar erros ao acionar atalhos como “Ctrl+F, Ctrl+L, Ctrl+U, Ctrl+E entre outros” pois essa tela não trabalha com esses atalhos.

2.04.9.8.11 ________________________

  1. (OS 38487) - Ajustes no orçamento de projeto (1257)

    1. No orçamento de projeto (menu 1257) foi feito ajustes para se permitir a atualização da quantidade informada em Materiais e Estruturas de Materiais. Após lançada um linha com material ou estrutura, se for incluída novamente uma outra linha com o mesmo material ou a mesma estrutura, o sistema irá apresentar uma mensagem para o usuário perguntando se deseja atualizar a quantidade. Caso “Sim” a quantidade será atualizada no grid (sempre somando com a quantidade já existente).