Hoje existe o recurso para alguns formulários para que se adicione um campo extra para o usuário adicionar novas informações, sejam, texto, datas, números ou até mesmo registros de outras tabelas.
vou demonstrar o funcionamento desta estrutura que pode ser muito útil para resolver algum processos.
Acionar o menu 2264 - campos personalizados
podemos cadastrar os campos necessários para os formulários que estão dispostos na opção “Formulário“, neste caso vamos utilizar como exemplo o menu de NF Simplificada, vamos adicionar um campo de cada tipo para ver sua funcionalidade.
2. Observe os campos criados, lembrando que pode não fazer sentido, a ideia é explicar o recurso que cada um fornece e como isso poderá ser utilizado para tratar determinado processo.
Observe como os campos foram criados conforme configuração criada.
2.1 No exemplo acima no campo de Número 1 (dados vendedor) destacado em cinza criamos o componente de Título, este componente é útil para organizar campos com características diferentes em uma área, ele não pode ter o tamanho ajustado, pois obrigatoriamente deve ocupar toda a linha na horizontal, conforme mostra na imagem ele fica em negrito (“dados do vendedor” e “dados da viagem”) e também não pode ser marcado como obrigatório por ser meramente informativo. Este tipo é a única exceção, todos os outros, podem ser marcados como obrigatório ou ser ajustado o tamanho.
2.2 O campo número 2 (veículo) é um TextBox tendo como utilidade receber uma descrição qualquer, neste caso utilizamos para captar o nome do veículo utilizado pelo vendedor, neste caso, ele pode ter seu tamanho ajustado , utilizando a parte inferior do formulário como teste para ver como o campo ficará, ele também pode ser marcado como obrigatório, o que significa que no formulário que for acionado se não for preenchido será retornado uma crítica impossibilitando salvar o registro.
2.3 O campo número 3 (comissionado?) é do tipo CheckBox normalmente pode ser utilizado para confirmar alguma informação que se assuma apenas dois valores, como por exemplo neste caso queremos identificar se este vendedor será comissionado ou não.
2.4 Para o campo de número 4 (conta corrente) foi utilizado uma máscara (Mask) a qual impedirá que o formato da conta seja informado incorretamente, essa mascara pode ser configurado e ajustada conforme necessidade, acionando o botão que se destaca na coluna Config, observe o preenchimento da máscara na imagem abaixo:
2.5 o campo de numero 5 (nome do vendedor) do tipo Combo SQL pode ser um dos mais complexos, por exigir um requisito de conhecimento em SQL e nas tabelas do sistema, porém comandos básicos já que o intuito é só listar determinado valor. porém é um dos mais úteis e que mais agregam valor a esta tela, podendo ser utilizado conforme imaginação dentro do que atenda ao que se propõe como solução para um problema do cliente. Neste caso utilizei para captar os vendedores que são cadastrados no sistema, já que possuímos essa informação.
Para cria um comando basta seguir as regras dispostas no próprio formulário conforme imagem a seguir.
A Consulta SQL deverá conter pelo menos um campo e não deve ser utilizado o sinal de asterisco na sql, Serão exibidos para os usuários somente o campo Descrição Para Exibição .
Quando um campo que já foi utilizado por algum usuário for removido ou alterado no SQL, o sistema não terá responsabilidade em selecionar outro valor em seu lugar.
Para que isso não venha acontecer, evite a alteração do SQL,Campo Identificador e o Campo Descrição Para Exibição.
2.6 É apenas mais um título conforme explicado item 2.1 neste caso utilizado para separar os “Dados da Viagem“
2.7 O campo de número 7 (Data da viagem) do tipo DataPicker , irá possibilitar selecionar uma data selecionando pelo calendário, conforme imagem a seguir:
2.8 Campo de número 8 (Valor gasto) também é uma máscara (Mask Decimal) porém utilizada para captar valores decimais.
2.9 Por ultimo utilizamos o campo de ComboBox no campo de número 9 (Tipo de Despesa). semelhante ao item 2.5 porém neste caso não é necessário utilizar uma consulta SQL, pode ser adicionado opções fixas, neste caso utilizamos como exemplo tipos de despesas. pode-se criar a lista livremente conforme necessário, importante considerar os avisos do sistema, sobre remover estas opções após já terem sido utilizadas.
Observe que é possível testar o campo, clicando nele no grid, cada campo irá mostrar seu componente, e pode ser ajustado o tamanho, apenas clicando nele e arrastando, outro detalhes é que para alterar a sequencia dos campos, basta digitar o número desejado na coluna “Sequencia“
Existem outras regras mais específicas, porém este é o conceito básico para utilizar este recurso, em breve destacarei como utilizar a estrutura destes dados no banco de dados para relatórios, como normalmente é mais solicitado, tenho um caso real por exemplo, de um cliente que utilizar essa nota indicando o vendedor, e precisarei mostrar um relatório detalhando as despesas pelo vendedor, então não é algo surreal de ser é realmente útil. existe ainda um cliente, que no cadastro de produto, existe uma opção chamada “Item de Campanha“ quando o cliente marca este item, existe um relatório personalizado, que imprimi apenas estes itens totalizando a quantidade vendida, isso eliminou boa parte da manutenção desde relatório, já que diversas vezes tinham de ajustar para incluir ou remover novos itens.