Este manual tem como intuito esclarecer como parametrizar o sistema para gerar notas fiscais de saída e notas fiscais de entrada na transferência de estoque
Transferência de estoque
Primeiro vamos acessar a tela de transferência de estoque buscando no menu lateral do sistema por Transferência de Estoque, menu 120 - Transferência de Estoque
No cabeçalho da transferência será onde vão ser informados alguns dados relevantes para o processo
1 _ Aqui será informado a empresa de onde virão os produtos, a empresa origem
2_ Aqui será informado a empresa para onde os produtos irão, a empresa de destino da transferência
3_ Aqui será informado de qual estoque irá sair o produto da empresa de origem
4_ Aqui será informado para qual estoque será enviado o produto na empresa de destino
5_ Se refere a observação usada para distinguir cada transferência e também para destacar pontos importantes sobre a transferência.
Emissão de Notas Fiscais
Após o preenchimento dessas informações o usuário poderá incluir os itens que serão transferidos. Após a inclusão da transferência o usuário poderá fazer a emissão da nota fiscal de saída da empresa de origem e da nota fiscal entrada na empresa de destino.
Parametrizações para emissão de notas fiscais na transferência de estoque
Para que seja possível as notas fiscais de entrada e saída de forma automática é necessário corretamente o setor, tanto de origem quanto de destino, além do grupo fiscal do produto que também devem estar devidamente configurados para gerarem notas fiscais de transferências.
Configuração de Setor
Dentro do cadastro de Setor é necessário definir o cliente padrão e fornecedor padrão. Esses serão usados nas notas fiscais de saída e entrada de acordo com tipo de nota.
Também é importante ressaltar sobre o a Classificação de Compras que deve estar como Outras
Configuração no Grupo Fiscal
Para o correto funcionamento da transferência de estoque é necessário que o grupo fiscal vinculado ao produto tenha os parâmetros
Nessa tela será definido o CFOP, CST de PIS, COFINS, para dentro e fora do estado. Mesmo que o sistema trabalhe com grupo fiscal, para a transferência de estoque os dados referentes a tributação são configurados no grupos fiscal “antigo“ do sistema.
Após a parametrização e ajustes no cadastro de setor e no grupo fiscal que esta vinculado ao produto será possível gerar a nota fiscal de saída para a empresa de origem e a nota fiscal de entrada para a empresa de destino. Bastando somente clicar no botão de gerar nota fiscal, selecionar o terminal, setor de origem e destino, e também o Talão de documento fiscal
Agora após clicar em salvar você poderá visualizar o documento gerado e/ou transmiti-lo
Ao clicar em visualizar o sistema irá redirecionar o usuário para a NF gerada
Caso tenha alguma coisa especifica que o usuário queira alterar, poderá fazer diretamente na nota fiscal que foi gerada pelo sistema.