Detalhamento sobre a reimplantação da Agrofértil Santiago
O primeiro marco do projeto de implantação da Agrofértil foi realizado com base nos requisitos levantados na análise de requisitos de projeto. Com base nesse análise chegou-se ao entendimento das etapas de execução do projetos. Levando isso em consideração o projeto de implantação foi dividido em 18 requisitos (fases) diferentes.
R1 Analise detalhada. Basicamente se trato do entendimento das atividades que serão executadas durante a execução do projeto da perspectiva da equipe técnica da Atlanta Sistmas.
R2 Apresentação do projeto. Apresentação do projeto para equipe de implantação e para o quase de colaboradores da Agrofértil Santiago.
R3 Preparação da base de dados de homologação. Preparação da base de homologação que será usada para testar os comandos em bando de dados pela equipe de Implantação da Atlanta Sistemas.
R4 Vídeos dos treinamentos da interface básica do sistema. Disponibilização dos vídeos de apresentação e treinamento das telas iniciais do sistema.
R5 Treinamento do profissional de T.I. Treinamento do profissional de Tecnologia da Informação da Agrofértil Santigo em processos como instalação, atualização, gerenciamento de acessos, configurações no modelo de DAV, gerenciamento das configurações no terminal de usuário e analise dos principais problemas ligados ao processo da empresa
R6 Parametrizações necessárias. Configurações no sistema, exportação de dados via banco de dados, elaboração de planilhas para preenchimento pelo pessoal da Agrofértil. Dentre outros meios para acelerar as parametrizações de cartão de crédito e grupo fiscal no sistema.
R7 Montagem dos grupos fiscais da Agrofértil Santiago. Etapa referente a parametrização dos grupos fiscais mediante a planilha envida pela contabilidade com os dados contendo a classificações e alíquotas tributarias dos produtos. Com base nessa planilha foi desenvolvido um pequeno software em c# que realiza a cadastro dos grupos fiscais na base de dados.
Com os grupos fiscais criados foram também desenvolvidos scripts em sql que realizam a vinculação dos produtos a esses grupos fiscais. Também foi necessário realizar outros scripts para ajustar detalhas dos grupos fiscais que forma surgindo durante o processo de implantação do grupo fiscal e com o surgimento da automação do cálculo do icms desonerado no sistema.
Pelo nível de complexidade dessa etapa o processo será documentado em outro artigo.
R8 Montagem dos grupos fiscais da AS Maquinas e Implementos. A montagem dos grupos fiscais para essa empresa é mais simples pois ela comercializa uma menor quantidade de variedade. Sendo assim o grupo fiscal foi feito manualmente pelo sistema.
R9 Montagem dos grupos fiscais da Agripeças. Os grupos fiscais da Agripecas já estão funcionando a algum tempo não precisando assim ter alteração dos mesmos.
R10 Preparação de cadastro de produto para o receituário. Etapa onde foi feita a vinculação dos produtos da empresa com os produtos do receituário agrícola.
R11 Verificação do Cadastro de cliente na base da Agrofertil. Foi feita a exportação via banco de dados de todos os clientes ativos da base da Agrofertil em planilha eletrônica. Nessa planilha foi ajustados alguns dados do cadastro do cliente incluindo a classificação do tipo de contribuinte, estado e cartão do produto. Após a entrega da planilha a equipe de implantação foi realizado a alteração via banco na base de dados de homologação e depois o processo foi replicado na base de produção.
R12 Verificação do Cadastro de cliente na base da Agripeças. Foi feita a exportação via banco de dados de todos os clientes ativos da base da Agripeças em planilha eletrônica. Nessa planilha foi ajustados alguns dados do cadastro do cliente incluindo a classificação do tipo de contribuinte, estado e cartão do produto. Após a entrega da planilha a equipe de implantação foi realizado a alteração via banco na base de dados de homologação e depois o processo foi replicado na base de produção.
R13 Ajuste processo de comissão de vendedor. Foi realizado a reunião de alinhamento sobre o processo de comissão de vendedor onde também foi passado a treinamento de como funciona a parametrização da comissão. Após alinhamento interno da empresa nos retornaram que iriam deixar a parametrização da comissão como já esta.
R14 Planos de pagamento em cartão de crédito. Foi feita a exportação de todos os planos de cartão de credito da Agrofértil em planilha eletrônica para o ajuste dos planos. Após o retorno da planilha foi feito a alteração dos planos na base de homologação e replicado na base de produção.
R15 Verificação de débitos de cliente. Foi passado a orientação de como seria feita essa verificação pela equipe da Agrofértil. O processo consiste em verificar os débitos dos clientes que estão em aberto no sistema com a divida real desses clientes. Em casos onde não existe débito real do cliente o responsável pela conferência irá quitar essa parcela em uma conta lixo cadastrada no sistema.
R16 Verificação de débito de fornecedor. Foi passado a orientação de como seria feita a verificação do débito de fornecedor para a equipe da Agrofértil. O processo consiste em verificar os débitos com os fornecedores que realmente estão em aberto. Nos casos onde não existe débito real com o fornecedor em aberto o responsável pela conferência irá quitar essa parcela com o fornecedor usando a conta lixo.
R17 Elaboração deste relatório para futura fonte informação. Documentação dos requisitos executados na implantação