Ao efetuar alteração no processo onde uma empresa utiliza o dav para baixar estoque, substituindo o dav pela NFC-e deve-se considerar alguns problemas que podem ocorrer.
Se o dav continuar sendo utilizado para controle interno de pré venda pelos vendedores, é quase obrigatório deixar o dav baixando estoque, e só remove-lo ao importa-lo em documento fiscal, em 3 clientes onde este processo é feito foi necessário realizar essa configuração, pelos mesmos problemas.
O vendedor realiza a venda. o estoque não da baixa, então fica estoque disponível para outros vendedores realizarem novas vendas até que o cliente vá para o caixa ter este documento faturado.
com a opção que vou mostrar isso não irá acontecer pois assim que for feito a venda o estoque vai baixar, impossibilitando novas vendas , porém deve-se atentar que para o procedimento fiscal ,o correto é o documento fiscal realizar a baixa no estoque, principalmente para cliente Lucro real ou presumido, onde no fechamento contábil é necessário ter um documento fiscal que atrelado a venda que comprove a saída do mesmo.
sendo assim a configuração é bem simples
primeiramente no modelo de dav devemos permanecer com a saída do estoque, conforme imagem a baixo :
2. E no terminal que será utilizado para emitir NF ou NFC-e deve-se possui essa opção marcada.
Dessa forma, assim que o dav for importado na NFC-e / NF o estoque Baixado pelo dav será removido, e passará valer apenas a baixa do estoque pelo Fiscal.
É um tipo de baixa temporário de estoque, uma reserva daquele estoque até finalizar a venda.