COMO CONFIGURAR O UTILITÁRIO DE BACKUP
O Utilitário de backup fica localizado na pasta C:\Atlanta Sistemas\BackupMysql
Para configurar uma nova rotina de backup, após abrir o Utilitário, clique no botão Incluir:
Na primeira aba do Utilitário, siga as etapas abaixo para configurar uma nova conexão:
1º Dar um nome a tarefa de backup;
2º Insira os dados de acesso ao banco de dados, e escolha o banco de dados que será salvo. Caso o cliente possua mais de um banco de dados, será necessário criar outra rotina de backup.
OBS.: Caso crie mais de uma rotina de backup, atente-se aos horários de backup para não executarem em paralelo.
Clique em Testar Conexão e veja se a conexão foi feita corretamente…
Na aba Agendamento, marque a opção “Habilitar Execução deste Backup Automático”.
Em seguida, defina o Tipo de intervalo, Data inicial (insira a data do dia atual), escolha a Hora de Execução, e por fim o Intervalo de Execução em Dias, caso queira um período personalizado.
No exemplo abaixo, será executado de 2 em 2 dias. Caso queria um backup diário, coloque o numero 1 no Intervalo de Execução em Dias.
Na aba Eventos, pode ser personalizado o envio de e-mails de alerta sobre o andamento dos backups.
Caso opte por receber e-mails de alerta e avisos, marque a opção nº 2, e em seguida no quadro nº 3, insira as credenciais de acesso do e-mail que será o remetente das mensagens que serão enviadas.
Por fim, no quadro nº 4, insira o endereço de e-mail que será o destinatário das mensagens, e em seguida clique no botão de adicionar [+]. Caso queira, você pode inserir mais de um e-mail.
Faça agora um teste, e confirme se o e-mail de teste foi enviado corretamente.
Na aba Outras Configurações, siga as etapas abaixo:
1. Clique em Carregar tabelas e depois em Marcar todas;
2. Escolha um nome que será dado ao arquivo gerado no processo de backup;
3. Escolhas agora as opções de backups, e lembre-se de marcar a última opção (“Marcar Automático Novas Tabelas Para Backup”). Assim, toda vez que o sistema for atualizado, e por consequência forem criadas novas tabelas no banco de dados, estas também serão incluídas automaticamente nos backups, sem a necessidade de marcá-las como feito no passo nº 1.
4. Defina o número de dias que os arquivos antigos levarão para serem excluídos, conforme os novos forem sendo criados. No exemplo abaixo, todos os arquivos que tenham mais de 30 dias serão excluídos automaticamente;
5. No campo URL da Pasta de Destino, clique no botão Localizar […], e será aberta uma janela do Windows Explorer, para que seja indicada a pasta de destino dos arquivos de backup.
Por fim, clique agora em Finalizar, e sua rotina de backup estará criada.
Faça agora um teste, conforme o print abaixo. Clique com o botão direito na tarefa criada, escolha a opção Executar.
É normal demorar alguns segundos para a tarefa ser iniciada. Portanto basta aguardar que o backup será iniciado conforme a imagem abaixo:
Por fim, será dado um alerta de que o backup foi gerado com sucesso, e agora seu backup está devidamente configurado!
OBS.: Lembre-se de frequentemente copiar os arquivos de backup para uma mídia externa, como Pendrive ou HD externo, e se possível também para um servidor em nuvem como Mega, Google Drive, One Drive e etc... Assim mesmo que ocorra um problema no HD que não possa recuperar os arquivos, seus arquivos de backup estarão a salvo.