A atualização automática pode ter um software “Atlanta Update” onde o usuário consegue rodar os scripts da atualizaçãoR pela atlanta ou pelo administrador da rede de forma que ao iniciar o sistema ele já vai estar com o seu banco atualizado.
Para isso vamos proceder da seguinte forma:
Etapa 1
AtualizaçãoR
O arquivo de atualizaçãoR usado convencionalmente será extinto. Todos os scripts e cópias de arquivos serão gravados no Banco de dados “atl_api” na tabela atualizacao_r.
Dentro do compilador existe o botão “Abrir Gerenciador de Script onde irá abrir uma interface para ser realizado as inclusões de scripts no banco
Interface do Gerenciador de Script
A interface é aberta através de um login e senha do zeus da atlanta
Botões
Incluir
Ao ser acionado é aberto um formulário para ser digitado os comandos para vai para a atualizaçãoR gravada no banco
Nesse caso possui os tipos como por exemplo SQL, Criar View, Copiar arquivo CFG/RPT (Conforme Imagem)
Nesse caso o usuário deve digitar os comandos separados por tipo e salvar tipo a tipo (podendo ser digitado várias linhas do mesmo tipo) - Essa seria uma forma de incluir scripts no para a atualizaçãoR
Outra forma de incluir (a mais usada pela qualidade) é montar o texto da atualizaçãoR, uma vez que a próxima versão sempre vai existir e copiar direto no campo de SQL com a opção “Quebra de linha indica mais de um comando do mesmo tipo” pois assim ao salvar o sistema vai fazer a interpretação das linhas e já incluir no banco economizando tempo de ter que ficar incluindo tipo a tipo no formulário.
Se o script for inserido manualmente deve-se retirar os prefixos como por exemplo “SQL”, “CopiaArquivo”.
Pode ser importado “Mini AtuaizaçãoR”, ou seja, pode montar a atualizaçãoR normal e importar somente o bloco de código que desejar.
A AtuaizaçãoR será mantida no repositório para fins de comparação e restauração caso precise. Neste caso ela será montada e salva normalmente, só não vai para o exe e não será rodada no processo de atualização como antigamente.
Editar
Ao selecionar a linha e clicar em editar é aberto o formulário para edição das informações
Excluir
Exclui a linha desejada
Importar AtualizaçãoR
Ao importar uma atualizaçãoR é solicitado para selecionar o arquivo que deseja importar, nesse caso a atualizaçãoR. Ela será toda importada para o banco. Deve-se truncar a tabela “atualizacao_r” do banco “atl_api” antes de realizar a importação.
Vincular Arquivo ViewBD
Sempre que tiver criação de view ou procedure deve-se realizar o vínculo do arquivo
Desvincular Arquivo ViewBD
Retira o vínculo do arquivo ViewDB
Setas direcionais no canto superior direito
As setas mudam a que o script será executado
Refresh
No canto inferior direito ao selecionar uma versão e acionar o botão Refresh o grid será carregado com os scripts da versão selecionada
Etapa 2
Liberação de versão no Zeus
Será feita no menu Gerir versões do Zeus as liberações:
Liberação de Download
Liberar o Download como já é feito hoje
Neste ponto os scripts da atualizaçãoR da versão liberada serão copiados da banco atl_api para o banco do usuário (Hermes ou Zeus) para a tabela atualizacao_script.
Liberação de Instalação
Liberar a instalação como já é feito hoje
Liberar Atualização de Banco de Dados
No software “Atlanta Update” onde será executado os scripts no banco de dados em questão deverá ser selecionada a versão, para aparecer a versão no Atlanta Update deve-se estar liberada nesta guia para o contrato em questão.
Com as devidas liberações feitas o download será executado no usuário mas não será executado até que o banco seja atualizado via “Atlanta Update”
Etapa 3
Atlanta Update - Atualizando o banco
Nas máquinas que irão realizar a atualização dos bancos, seja na Atlanta Sistemas ou por um gestor dos próprios usuários deverá possui instalado o software “Atlanta Update”. (Solicitar a instalação ao setor de qualidade).
Ao abrir o Atlanta Update pela primeira vez pode ser que peça para selecionar o diretório CFGRP do sistema. É só selecionar
Ao abrir o Atlanta Update é apresentado a lista de conexões da máquina (Pega do arquivo de conexão do CFGRPT). No caso da Atlanta pode usar o gerador de conexão quando for atualizar o bando de um determinado usuário.
Após selecionar a conexão é pedido um usuário e senha que é o usuário e senha do banco a ser atualizado (Usa-se o usuário adm da atlanta).
Interface Atlanta Update
Deve-se selecionar a versão que será atualizada (Versão disponível). Se a versão não for liberada para atualização do banco no zeus da Atlanta não aparecerá na lista.
É apresentado no grid os comandos que serão executados na versão selecionada
Na primeira atualização pode ser que venha os scripts da última versão que já está no banco. Neste é preciso ir no banco de dados do usuário (Hermes ou Zeus) e dar um update no campo “Status” passando para “1” com a versão desejada.
Exemplo: UPDATE atualizacao_script set `Status` = 1 where Versao = '2.16.04';
Por via das dúvidas toda primeira vez que for rodar em um banco, pegar versão do banco e passar para 1 os scripts dessa versão que estiver na tabela atualizacao_script;
Tabelas Úteis
atualizacao_r (atl_api)
viewsdb_versao (atl_api)
atualizacao_script_arquivo (banco do usuário Hermes ou Zeus)
atualizacao_script (banco do usuário Hermes ou Zeus)