É comum ser solicitado um meio onde no momento em que a nota de entrada seja lançada o usuário já possa precificar item a item.
Quando a precificação não é ativada o usuário deve utilizar o reajuste ou editar produto a produto após lançar a nota. isso geralmente é menos viável, e um dos recursos a ser utilizado é a precificação, porém poucos pessoas conseguem entender a complexidade do calculo de lucro onde não se considera apenas um valor de custo e uma margem. por isso irei mostrar como ativar a precificação normal, que justamente utiliza deste calculo básico de um valor de custo, e uma margem de lucro para valor a vista e a prazo. com isso ao lançar a nota, já será possível precificar todos os itens e deixa-los disponíveis para venda.
primeiramente para ativar a precificação são necessário os seguintes passos.
solicitar liberação da precificação na chave de acesso.
Indicar que a loja irá utilizar precificação.
Em configurações gerais escolher a precificação desejada
Neste caso foi utilizado a normal, com a formula mais comum que o cliente passou, sendo o custo comercial, o valor unitário da nota mais os impostos. a formula pode ser ajustada conforme necessidade.
feito isso, ao entrar com anota a seguinte tela será apresentada,
o custo comercial já é ajustado conforme impostos mais frente, devido a formula criada, as opções de atualizar devem ser alteradas para “Sim” para que afete o cadastro de produto
Fórmula utilizado em um cliente que pode ser utilizada para readequação.
prazo
(({Vlr.Unit Produto} + {Valor IPI} + {Valor ICMS} + ({Vlr.Unit Produto} * ({%Frete} / 100))) * (({%Prazo} /100)+1))
vista
(({Vlr.Unit Produto} + {Valor IPI} + {Valor ICMS} + ({Vlr.Unit Produto} * ({%Frete} / 100))) * (({%Prazo} /100)+1)) - ((({Vlr.Unit Produto} + {Valor IPI} + {Valor ICMS} + ({Vlr.Unit Produto} * ({%Frete} / 100))) * (({%Prazo} /100)+1)) * {%Lucro}) / 100
unitario
{Vlr.Unit Produto} + {Valor IPI} + {Valor ICMS} + ({Vlr.Unit Produto} * ({%Frete} / 100))